Sever: Conselho Cinegético chumba renovação de zona de caça e pede atenção ao javali.

2021-03-09 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Cinegético Municipal de Sever do Vouga deu voto desfavorável a renovação da Zona de Caça Municipal pela “Associação de Caçadores da Freguesia da Branca" (Albergaria) e admite interesse em assumir a gestão por uma associação local.

Alega a falta de gestão desta área de caça no concelho, face aos relatos de presença frequente de javalis neste território com os consequentes prejuízos sinalizados e participados pelos munícipes provocados pela espécie cinegética “javali”.

Um dos argumentos que motivaram o parecer negativo para a não renovação da zona de caça em terras de Sever.

Este parecer foi solicitado ao Conselho Cinegético Municipal de Sever do Vouga, visto que a zona de caça abrange cerca de 1.515 ha de território na freguesia de Sever e de Pessegueiro do Vouga.

Na reunião foi abordado a alegada “falta” de gestão desta área de caça no concelho, pela “Associação de Caçadores da Freguesia da Branca”, face aos relatos de presença frequente de javalis neste território com os consequentes prejuízos.

Outro dos motivos é haver interessados no Concelho em anexar esta área, nomeadamente o Clube de Caça e Pesca de Silva Escura.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, mostrou o seu desagrado pela situação e o seu receio de que possa no futuro haver alguns dissabores mais graves, na relação da população e os javalis, se não se tomarem medidas mais efetivas de controlo desta espécie, apoiando assim a decisão de voto desfavorável à renovação da zona de caça municipal pela “Associação de Caçadores da Freguesia da Branca”, no que à área de Sever do Vouga diz respeito.