Sever: Autarquia promove Orçamento Participativo.

2018-05-10 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo de Sever do Vouga está a percorrer o concelho, com sessões de esclarecimento, que irão passar pelas freguesias de 16 a 28 de Maio.

Com a abertura da participação aos jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, houve também sessões de esclarecimento dirigidas a esta faixa etária, no Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, nos dias 7 e 8 de maio.

Com uma dotação de 50 mil euros, o OP abrange a totalidade do território de Sever do Vouga e podem ser apresentadas ideias e projetos que se enquadrem nas seguintes áreas de governação: Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto.

Perante a audiência de jovens severenses, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, apelou à participação. “Deem ideias, participem. Sever do Vouga só faz sentido se for para todos.”, referiu o autarca, acrescentando que se trata de “um momento de exercício de democracia que deve ser aproveitado por todos”.

“Queremos uma participação cada vez maior dos cidadãos para que, juntos, possamos desenvolver de forma sustentável o nosso território”.

A calendarização prevê que em junho sejam analisadas as propostas pelos serviços técnicos municipais, seguindo-se o período de reclamação pelos proponentes. Em julho, as eventuais reclamações serão apreciadas. A previsão é de que, no dia 26 de julho, os severenses conheçam os projetos irão à votação, que irá decorrer entre o dia 27 de julho e 28 de setembro. O anúncio público dos projetos vencedores deverá ser feito no início de outubro.