Sever assume projeto de combate ao isolamento e solidão em situação de viuvez.

2021-10-08 15:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga, um projeto coordenado pela ADRIMAG em colaboração com o Município severense, está a trabalhar soluções de combate ao isolamento e solidão de seniores em situação de viuvez.

Esta ação do CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga, intitulada “Viver, depois de Amar-te”, encontra-se a decorrer desde o início do ano e conjuga diversos momentos de convívio e troca de saberes e recordações.

São vivências de pessoas que sofrem com a perda e com a solidão, as suas essências e os lugares que lhes são especiais.

E toda esta convivência está a ser registada através da lente do jovem fotógrafo severense Mateus Henriques e irá culminar numa exposição de fotografia a realizar em dezembro.

“Queremos que estas pessoas sintam uma marca de proximidade”, explica Bárbara Costa, coordenadora do CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga.

“Trata-se de um modo atípico e indireto de alterar trajetórias e de pincelar de diferentes dias que se pintam de igual, ou pintavam”, acrescenta, sublinhando que a iniciativa representa “uma aventura que por si, enquanto meio e fim, nos permite explorar memórias dignas de ser recontadas”.

A responsável do projeto salienta que não se trata simplesmente de tirar uma ou várias fotografias.

“É todo o processo subjacente em que através dessas fotos, exclusivamente assinadas pelo Mateus, se explora um conjunto de viveres e se almeja a promessa de um futuro menos só”, refere.

A exposição de fotografia, que marca o culminar deste projeto, pretende transmitir esse sentimento de perda e de solidão, mas também os tons de dias mais coloridos e o efeito que a proximidade entre as diferentes idades proporcionou.

A mostra irá percorrer os espaços culturais de Sever do Vouga.

“Desta forma, pretendemos dar movimento quer às fotografias, quer à sua forma de casar e harmonizar em diferentes espaços de referência, colocando também o foco num promissor e talentoso jovem”, conclui Bárbara Costa.