Seniores em concurso de arte e saber na Fábrica das Ideias.

2017-04-29 09:38

Categoria: 

Concelho: 

A terceira edição do Projeto “Idolíadas – A Arte da Maior Idade” apresenta-se em espetáculo este sábado na Fábrica das Ideias. O projeto reúne seniores, instituições e a comunidade em trabalhos específicos nas áreas do teatro, música, dança, artes plásticas e fotografia.

A concurso estarão quatro equipas provenientes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas do Município de Ílhavo: Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré, Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo (Lar de S. José).

Cada equipa apresenta uma prova de teatro ou música/dança com a duração entre 7 a 11 minutos, com tema livre. Dois representantes de cada equipa terão de elaborar uma obra plástica para apresentarem ao público e ao painel de jurados que irá avaliar todas as provas artísticas apresentadas.

Do painel de jurados fazem parte Startt Teatro, Full Dance e Pantopeia.

As quatro equipas irão competir também no domínio da cultura geral, respondendo a quatro perguntas divididas na área da música e do conhecimento geral.

Uma das novidades reservada para este ano será na área da fotografia, em que cada uma das instituições participantes terá de apresentar uma fotografia a preto e branco subordinada ao tema “Desejos Intemporais”.

Serão dois os prémios a atribuir à melhor fotografia: o prémio “Público”, selecionado através da maior votação obtida através do Facebook, e o prémio “Jurados”.

Sábado fica também marcado pela inauguração da exposição do fotógrafo Ricardo Lima que regista momentos e sentimentos de solidão no mais íntimo reduto da vida das pessoas mais velhas do Município de Ílhavo.

A exposição "Rostos da Solidão" tem inauguração marcada para as 15h30 na Fábrica das Ideias, meia hora antes do início da gala das Idolíadas - A Arte da Maior Idade.

A inauguração da exposição conta com a presença do quarteto "Jazzpá", da Escola de Artes Palco Central, que irá atuar no recentemente inaugurado Convés da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.