"Sempre pensei que o Refood ia crescer rapidamente" - Hunter Halder.

2016-04-11 11:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Perto de 500 voluntários e muita vontade de acabar com o desperdício alimentar em nome do apoio aos que mais necessitam. O movimento Refood reuniu os voluntários que já asseguram o funcionamento daquela estrutura em Aveiro. Hunter Halder, o fundador deste movimento em Portugal, explica que o sucesso da iniciativa está intimamente ligado ao espírito solidário dos cidadãos (com áudio).

O mentor deste projeto que se desenvolveu a partir da paróquia do Campo Grande, em Lisboa, acredita que os 30 municípios onde se instalou vão dar lugar a uma realidade ainda mais alargada no futuro. “Não sei se é surpreendente mas é uma realidade acelerada. Isto é necessário em todo o lado. Faz sentido que cresça rapidamente. O motor é a boa vontade das comunidades e Aveiro é exemplo de empenho. Na crise as pessoas pensam mais nos outros”.

Rita Sanchez, da equipa Refood em Aveiro, admite que o movimento para acabar com o desperdício alimentar está a ser bem acolhido na sociedade, em particular nos estabelecimentos de restauração.

“O arranque está a ser bastante positivo. A comunidade aveirense acolhe-nos bem. Estamos na fase de pães e bolos com sucesso. Neste momento há registos de 500 voluntários. Fizemos, pela primeira vez este acolhimento, e acreditamos que o Refood tem tudo para ter futuro bastante positivo (com áudio).