Semana da Bicicleta terminou com passeio cicloturístico.

2015-04-19 20:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 750 ciclistas, de todas as idades, participaram hoje, domingo, na Murtosa, no passeio “Primavera Ciclável”, organizado pela Câmara Municipal, com apoio das associações locais e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, no encerramento da Semana da Bicicleta da Murtosa. A caravana cicloturística partiu do Parque Municipal da Saldida rumo à zona sul da Freguesia da Murtosa, até ao Cais da Cambeia, onde tomou o percurso visitável da Natureza até à Ribeira de Pardelhas, passando pelo Chegado, Cova do Chegado e Bico.

Na Ribeira fez-se uma pausa para distribuição de água, tendo os ciclistas continuado pela zona ribeirinha, rumo ao Ameirinhos, via Cabo Sobeira; Na Mamaparda, infletiu-se para o meio dos campos, até ao Moradal, alcançando-se depois o centro da Vila e, finalmente, a tenda da Semana da Bicicleta, onde terminou o passeio.

 Já na tenda, os participantes tiveram a oportunidade de retemperar forças nas tasquinhas dinamizadas pelas associações locais e de apreciar os stands de um conjunto de empresas ligadas ao universo da bicicleta, nomeadamente a Órbita, a Tabor, a Rasto, a Guersan, a Mud Cycles e a RodBike. No final, realizou-se o sorteio de uma bicicleta, oferecida pela Órbita. O murtoseiro José Morais ganhou o prémio.

“Para além da extraordinária demonstração, uma vez mais, da cultura ciclável que caracteriza e distingue o Concelho da Murtosa, a Primavera Ciclável realçou o enorme potencial do território, no domínio turismo da natureza, através, por exemplo, do estabelecimento de percursos cicláveis de fruição dos espaços naturais, um pilar estratégico, assumido pela Câmara Municipal, que tem vindo a ser materializado, no terreno, com as intervenções de requalificação das zonas ribeirinhas”, resumiu a nota da autarquia no final da jornada.