Secretário de Estado do Trabalho visita IEFP de Aveiro e centros de formação de empresas.

2022-12-21 07:58

Categoria: 

Concelho: 

O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, o Conselho Diretivo do IEFP e a direção da Delegação Regional do Centro do IEFP deslocam-se a Aveiro, esta quarta, para uma visita de trabalho com visibilidade a projetos de formação assumidos por empresas de referência.

Da agenda fazem parte a visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro; à Academi@ Ser Caetano, em Ovar; à The Navigator Company, fábrica de Cacia, e à Walby Portugal, localizada no Porto de Aveiro.

Cada uma das entidades tem projetos de formação.

A Academi@ Ser Caetano promove cursos de aprendizagem (nível 4, equivalência ao 12.º ano).

Estes cursos permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior.

A The Navigator Company fomenta a formação Vida Ativa - Emprego Qualificado para potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.

Desenvolve experiências de formação prática em contexto de trabalho.

A Walby Portugal exerce a atividade de construção de embarcações de recreio e de desporto.

Tem apoio do IEFP no âmbito da medida Compromisso Emprego Sustentável (de caráter excecional e transitório).

A medida consiste na concessão - à entidade empregadora-, de um apoio financeiro à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados.

O IEFP assume a aposta num encontro de vontades com as empresas para promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

A visita começa às 9h45 na Salvador Caetano em Ovar.

Segue, às 11hh30, para a Navigator, em Cacia, e depois de almoço há visita às instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro e passagens pela ACT, às 14h30, e às 16h00 pelo Porto de Aveiro.