Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitetos fica sedeada em Aveiro.

2021-04-21 08:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro firma cooperação com a Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitetos.

A recém-criada Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitetos (OASRC) vai ficar sediada na Casa José Rabumba, propriedade da Universidade de Aveiro (UA) localizada no centro da cidade.

A cerimónia de entrega das chaves realiza-se na manhã desta quarta-feira, 21 de abril, com a presença do Reitor Paulo Jorge Ferreira.

A Casa José Rabumba (também conhecida por Casa Dr. Peixinho) é da autoria de Ernesto Korrodi e Francisco da Silva Rocha, tendo sido projetada e construída em 1907, com traços de Arte Nova.

“A sua utilização pela OASRC prestigia este edifício, que é monumento de interesse municipal”, refere a pró-reitora da UA, Ana Velosa, adiantando que a valorização do património arquitetónico da Universidade de Aveiro inclui um protocolo com a Casa da Arquitetura para visitas aos seus edifícios e um protocolo com a OASRC para ações conjuntas.

Neste sentido, para além da cedência das instalações, a cooperação entre a UA e a OASRC estabelece a preparação e/ou participação dos colégios de especialidade da OASRC em programas de lecionação e formação da Universidade, designadamente nas áreas de planeamento territorial, física das construções, sustentabilidade hídrica e design, entre outros; a organização de iniciativas de dinamização académica, cultural e científica, designadamente através da realização conjunta de seminários, conferências e ou outros encontros; e, entre outras atividades de interesse mútuo, a elaboração e desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa e projetos de investigação.

Na cerimónia de entrega das chaves desta quarta-feira, marcam igualmente presença a Vice-reitora, Alexandra Queirós e a Pró-reitora, Ana Velosa, por parte da UA e os arquitetos Carlos Figueiredo (presidente da OASRC), Carolina Freitas (vice-presidente da OASRC) e Ricardo Vieira de Melo (presidente do conselho de disciplina).