"Se forem a fechar os colégios não há capacidade de colocar os alunos todos" - Vítor Martins.

2016-05-06 14:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Dia de protesto nos colégios com contrato de associação contra as novas regras ditadas pelo Governo. Manhã de cordão humano em estabelecimentos de norte a sul do país. No distrito de Aveiro, há nove estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contrato de associação. Autarcas de Santa Joana lembram que o Colégio D. José (Aveiro) foi incentivado pelo Ministério da Educação como resposta às lacunas sentidas naquela freguesia de Aveiro.

Vítor Marques, atual presidente de Junta, e Vítor Martins, autarca à data da criação do colégio e atual vice presidente da distrital de Aveiro do PSD, estiveram na escola para recordar esse compromisso assumido com a comunidade local.

Vítor Marques fala de compromissos assumidos e que devem ser respeitados. “Foi-nos imposto em 1997 que fosse criado. Quando fomos ao Ministério falar de uma secundária para Santa Joana falaram-nos neste tipo de solução. Foi uma parceria com entidades privadas”.

Vítor Martins foi protagonista desse encontro, nos anos 90, com os responsáveis políticos, e agora diz que a deslocalização para Esgueira ou São Bernardo vai criar um problema adicional (com áudio).

Jorge Arada, da direção pedagógica, não esconde que este é um tema delicado uma vez que poderá colocar em causa a liberdade de escolha dos pais. “Estão preocupados porque podem perder a liberdade de escolher a escola dos filhos, preocupados porque a escola tem formado os seus filhos no melhor caminho e isso cria alguma ansiedade. A associação de pais tem reunidos esforços para que consigamos mobilizar as entidades”

Celeste Machado, em nome da direção, salienta que a ação desta manhã superou as expetativas pela adesão da comunidade escolar. “Ultrapassou expetativas porque estava bastante gente. Embora o tempo fosse curto os pais vieram. Quase fazíamos dois cordões na escola. É o simbolismo do que nos une a todos de ter a liberdade de poder escolher”.

No distrito de Aveiro houve ações no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas (Santa Maria da Feira), Instituto Duarte de Lemos (Águeda), Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha), Colégio de Nossa Senhora da Assunção (Anadia), Colégio Salesiano (Anadia), Colégio D. José (Aveiro), Estabelecimento de Ensino Santa Joana (Aveiro), Instituto de Promoção Social de Bustos (Oliveira do Bairro) e Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos).