Saúde renal em foco na celebração do Dia Mundial do Rim.

2016-03-05 15:27

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do Dia Mundial do Rim vai apostar na prevenção da população jovem. Em Aveiro, a Diaverum promove campanha de educação para a saúde e prevenção da doença renal em escolas da região de Águeda e Aveiro. Para assinalar o Dia Mundial do Rim, que é celebrado a 10 de Março, dedicado ao tema “Doença Renal e Crianças – Agir cedo para preveni-la”, a Diaverum – um dos principais prestadores de saúde renal em Portugal e no mundo, vai promover uma campanha de sensibilização nacional junto dos mais jovens.

 Com o objetivo de sensibilizar e consciencializar desde cedo para estilos de vida saudáveis que ajudem na prevenção da Doença Renal Crónica (DRC), algumas escolas de ensino básico e secundário da região de Águeda e Aveiro, e próximas de um dos Centros de Diálise da Diaverum, vão ter sessões de educação e alerta para a saúde desenvolvidas por nutricionistas e médicos especialistas em nefrologia.

Esta iniciativa, que decorre em várias regiões do país, é desenvolvida no seguimento da política de responsabilidade social da Diaverum, com o objetivo de promover a prevenção primária da doença renal, consciencializando os jovens para a importância de adquirirem desde cedo hábitos de vida e uma alimentação saudáveis e visando assim contribuir para a sustentabilidade do sistema de saúde nacional. 

Portugal tem atualmente uma elevada incidência da DRC – a mais elevada da Europa – com 231 novos casos por milhão/anuais (dados de 2014, Sociedade Portuguesa de Nefrologia).

Estima-se que cerca de 800 mil portugueses sofram de DRC, estando em tratamento 18 mil doentes (dois terços em diálise e um terço transplantados), sendo a prevenção primária fundamental para diminuir o número de pessoas que sofrem desta doença.

“Agir, desde cedo, ensinando as crianças em idade escolar, sobre o que são os rins, como funcionam, o que é a doença renal e como preveni-la, permitirá lançar sementes importantes para que no futuro se reduza a incidência desta doença em Portugal”, afirma André Freitas, Diretor de Marketing da Diaverum. “É essa a grande ambição que move esta iniciativa e vai de encontro ao nosso compromisso de educar para a saúde e promover a prevenção de uma doença que afeta um número significativo da nossa população”.

O Dia Mundial do Rim é assinalado pela Diaverum, no seguimento das celebrações da World Kidney Day dedicadas ao tema “Doença Renal e Crianças – Agir cedo para preveni-la”, com o objetivo de sensibilizar para o impacto da doença renal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças que se encontram em risco ainda muito jovens. É por isso crucial encorajar e facilitar a educação, a deteção precoce da doença e a promoção de um estilo de vida saudável de forma a evitar o aumento de novos casos de DRC e para cuidar das crianças que nascem com desordens de funcionamento dos seus rins.