São Salvador e Fuseta "unidas" pelo mar.

2019-05-20 10:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Unidas pelo mar e pelas gentes que fizeram vida na pesca do bacalhau, a freguesia de São Salvador (Ílhavo) e a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta (Algarve) assinaram este sábado um acordo de geminação.

A partir de junho vão desenvolver projetos conjuntos numa ligação que entendem como natural.

Antigos homens da pesca investigaram essas ligações e concluem que estes dois pontos do litoral são próximos apesar das distâncias (com áudio).

O segundo ato de geminação acontecerá no dia 22 de Junho, na Fuseta, onde se deslocará uma delegação com cerca de 50 elementos da Freguesia de São Salvador.

João Campolargo, autarca de São Salvador, refere que a partir de Junho será intensificada a atividade (com áudio)

Os Presidentes destas Freguesias dizem estar a responder ao interesse e vontade das suas populações que pretendem uma maior aproximação entre comunidades ligadas pela pesca.

Uma forma de “manter, reforçar e desenvolver os laços de fraternidade entre as freguesias”.

"Na génese desta amizade está a pesca. Desde o século XIX que se estabeleceu uma relaçao cordial entre comunidades. Acreditamos que este protocolo terá benefícios para as populações que representamos", referiu o autarca algarvio.

Marcos Ré, vereador da Câmara de Ílhavo, enaltece a aposta por encontrar pontos de contacto e por perceber que a cultura disseminada pelos Ílhavos na costa portuguesa está em muitas comunidades (com áudio)