São Salvador celebra a festa em honra do padroeiro.

2020-08-06 09:50

Categoria: 

Concelho: 

São Salvador celebra a festa em honra do padroeiro.

As celebrações começam na quinta-feira, dia 6, com a bênção do santo na sede da Junta de Freguesia e uma missa na Igreja Matriz em memória dos falecidos na comunidade por covid-19, que não tiveram direito a cerimónia religiosa, terminando no domingo, dia 9, com uma procissão automóvel e uma missa em honra do Padroeiro.

“Esta festa estava a ser planeada com muito carinho e entusiasmo desde o ano passado. A pandemia da covid-19 mudou-nos os planos da celebração, mas não demoveu os nossos objetivos. Neste ano de tantas provações, comemorar o Divino Salvador da Humanidade é também um gesto de louvor, gratidão e esperança”, afirma João Campolargo, Presidente da JFSS.

Para assinalar o relançamento desta festa, desconhecida na história recente, a JFSS encomendou uma réplica em madeira da escultura de São Salvador que ficará na sua sede.

Saliente-se que a primitiva escultura de São Salvador, datada do século XVI, encontra-se na Igreja matriz.

“Trata-se de uma soberba imagem renascentista em calcário policromado, atribuída à oficina de João de Ruão, provável encomenda de D. Pedro de Castilho, filho do arquiteto Diogo de Castilho, que em 1574 foi prior da Igreja de Ílhavo”, explica Hugo Cálão, Mestre em História e Património.

“A imagem de Cristo está representada no momento da sua transfiguração, em posição frontal, de pé e descalço. Encontra-se com a mão direita levantada, abençoando com o indicador e dedo médio, segurando na mão esquerda, junto ao tronco, orbe esférica de cor azul, símbolo do cosmos, encimada por uma grande cruz de cor castanha, símbolo da sua paixão, preconizando-o como Divino Salvador da Humanidade”