São Jacinto e Maceda palcos de exercício com militares da Lusofonia.

2015-09-08 09:58

Categoria: 

Concelho: 

São Jacinto vai receber o exercício lusófono FELINO 15 que mobiliza militares de países de língua oficial portuguesa. Liderado por Portugal, este encontro que começa amanhã e se prolonga até dia 18 de Setembro será realizado no Regimento de Infantaria Nº 10, em S. Jacinto, Aveiro, e no Aeródromo de Manobra Nº1, em Maceda, Ovar.

Os exercícios militares da série FELINO surgem no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e têm como objetivo treinar uma Força Tarefa Conjunta e Combinada, “permitindo aumentar a interoperabilidade e incrementar o treino das Forças Armadas dos Estados-Membros em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, conduzidas sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, participam no FELINO 15 através da integração dos seus militares na estrutura de direção do Exercício e no Estado-Maior da Força Tarefa Conjunta e Combinada.

Para o FELINO15 foi criado um cenário fictício para simular uma situação de crise num país com contornos políticos, económicos, humanitários e de segurança interna muito complexos, permitindo treinar a Força Tarefa Conjunta e Combinada, gerada no âmbito da CPLP, no planeamento e condução de uma Operação de Apoio à Paz e outra de Apoio Humanitário.

Os trabalhos arrancam esta quarta às 9h.