Santa Maria da Feira: 200 crianças celebraram o Dia Nacional da Água.

2020-10-01 17:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A EB Dr. Sérgio Ribeiro, em Lourosa, Santa Maria da Feira, recebeu hoje a primeira oficina ambiental do “Roadshow INDAQUA”. O Dia Nacional da Água foi celebrado com experiências interativas e com a oferta das primeiras centenas de um total de 7.000 garrafas reutilizáveis a distribuir pelas escolas do concelho.

Cerca de duas centenas de alunos de várias turmas do 1.º ciclo da EB Dr. Sérgio Ribeiro, em Santa Maria da Feira, tiveram hoje uma visita diferente nas suas salas de aula. As crianças participaram numa oficina promovida pela INDAQUA sobre o universo da água com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para boas práticas ambientais, onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, a Vereadora da Educação, Cristina Tenreiro e o Diretor geral da INDAQUA Feira, Ricardo Grazina.

“Este foi um dia simbólico para a INDAQUA, não só por ser Dia Nacional da Água, que é o centro de todo o nosso trabalho, mas também por estarmos a assinalar o início do «Roadshow», uma iniciativa que vai chegar a milhares de crianças e jovens do norte do país”, explica Ricardo Grazina. “Com estas oficinas lúdico-pedagógicas, que integram o vasto projeto de Educação Ambiental que a INDAQUA mantém há mais de 15 anos em Santa Maria da Feira, queremos ter um papel ativo no despertar consciências face à necessidade de uma gestão e consumo sustentáveis da água, para os quais também trabalhamos a cada dia”, acrescenta o responsável.

Nas oficinas que decorreram ao longo do dia naquela escola, foram entregues 800 garrafas de água reutilizáveis, de um total de 6 mil a distribuir entre os restantes agrupamentos do concelho.

“Esta é apenas a primeira de várias ações que vão chegar às escolas do município, onde serão entregues um total de 7.000 garrafas de água reutilizáveis. Queremos relembrar, desta forma simbólica, a importância de consumir água da rede pública, que é totalmente segura e saudável, mas também a necessidade de diminuir o desperdício de plástico descartável. Este tipo de ações são fundamentais para implementarmos práticas ambientalmente mais sustentáveis entre a população, começando pelos mais novos”, referiu Emídio Sousa, Presidente da autarquia.

O “Roadshow INDAQUA” vai decorrer durante todo o mês de outubro, com ações presenciais e online nas escolas dos sete concelhos em que a concessionária é responsável pela gestão das redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais: Santa Maria da Feira, Fafe, Santo Tirso, Trofa, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis.