Santa Maria da Feira: 17 pessoas com bactéria multirresistente no Hospital local.

2020-09-03 11:04

Categoria: 

Concelho: 

Um total de 17 pessoas estão internadas no Hospital da Feira, em isolamento, portadoras de uma bactéria multirresistente. O hospital garante que a situação está a ser devidamente acompanhada.

O Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) esclarece que, num dos habituais rastreios de monitorização e controlo de infeções hospitalares, realizado no passado dia 25 de agosto, "foram detetados 3 utentes internados portadores da bactéria New Delhi metallo-β-lactamase (NDM)".

Facto que levou a equipa do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção Antimicrobiana (GCL PPCIRA) do CHEDV a "acionar as estratégias protocoladas para este tipo de situações, nomeadamente o isolamento em quartos individuais dos três utentes detetados".

Perante os resultados conhecidos, seguiram-se novos rastreios, "sendo confirmado um total de 17 utentes portadores/colonizados pela bactéria. Nenhuma destas pessoas se encontra infetada (doente) por causa dessa bactéria", esclarece fonte do Centro Hospitalar.

"Todos os doentes foram internados por motivos extrínsecos a esta bactéria estando todos em enfermaria geral numa ala dedicada", informa, ainda, o CHEDV, garantindo que foram reforçadas as necessárias medidas de segurança, com acompanhamento e monitorização permanentes.

Não foi detetado nenhum profissional do CHEDV portador dessa bactéria.