Saneamento para o Rossio já está em execução.

2023-04-14 14:30

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inicia a construção da nova rede de saneamento da Rua João Mendonça.

É uma das áreas integradas na requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das pontes).

A primeira fase de construção da nova rede de saneamento na Rua João Mendonça, pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro, executa a ligação à nova estação elevatória que será instalada no edifício cave do Rossio.

A intervenção está a ser executada com recurso ao sistema de perfuração dirigida, uma técnica inovadora que permite a instalação de tubagem sem abertura de vala e a execução dos trabalhos sem necessidade de corte total de circulação, garantindo a boa compatibilização da obra com as dinâmicas comerciais e turísticas existentes no local.

“Com este investimento está dado mais um passo para a desativação da velha estação elevatória existente no ilhéu da passadeira junto à Praça Joaquim de Melo Freitas, melhorando assim a qualidade urbana do espaço”, refere nota da autarquia.

A segunda fase da intervenção será o atravessamento em direção à Praça José Rabumba, enterrando, por baixo do canal, uma nova rede que ligará ao sistema de saneamento já existente, permitindo assim a eliminação da tubagem à vista, que hoje existe na Praça General Humberto Delgado (rotunda das “Pontes”). Esta obra será executada com recurso à mesma técnica de perfuração dirigida, pelo que não existirão condicionamentos à navegação marítimo-turística nem de gestão dos níveis de água no interior dos canais urbanos.