'Sala Academia Digital para Pais' foi inaugurada na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

2022-09-29 16:48

Categoria: 

Concelho: 

A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, a Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e o Município de Ílhavo, inauguraram hoje a “Sala Academia Digital para Pais” situada no interior do estabelecimento escolar.

Esta sala, que conta com alguns equipamentos informáticos doados pela E-REDES, tem como objetivo a internalização da própria Academia e a continuidade do projeto de literacia digital “Academia Digital Para Pais”, lançado no final de 2020 pela empresa, em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE).

Por via da renovação tecnológica, a E-REDES possuía um parque de computadores em stock e em bom estado, que vão agora ter uma nova função, permitindo a criação de 56 “Salas Academia Digital para Pais” em escolas de todo o país, participantes da última edição do Programa.

O projeto contempla a doação de 370 computadores a agrupamentos escolares no âmbito do programa “Academia Digital Para Pais”, uma iniciativa que assenta na convicção de que a literacia digital é condição de inclusão social.

A “Academia Digital para Pais” pretende assegurar conhecimentos básicos na área do digital aos encarregados de educação. O propósito é que, não só conseguissem dar apoio aos seus filhos, como também garantir competências que pudessem usar no futuro, quer para a sua vida pessoal, quer na profissional. O sucesso deste programa, que conta já com duas edições, é expresso nas 4.000 famílias que aderiram e no apoio de cerca de 1.000 formadores voluntários.

O evento de inauguração da “Sala Academia Digital para Pais”, na escola Secundária da Gafanha da Nazaré, decorreu hoje e contou com a presença de João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, de Carla Lourenço da Direção Geral da Educação, de Maria Eugénia Pinheiro, Diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, de Maria José Loureiro do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro, de Francisco Campilho responsável da Direção Autarquias Norte da E-REDES e de Raquel Trindade, da Direção de Comunicação e Stakeholders da E-REDES.