Saga Maior: A 'Saga dos Ílhavos' é para continuar a debater.

2017-06-12 17:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A presença dos 'Ílhavos' no litoral português é testemunhada pelos investigadores que marcaram presença na cerimónia do lançamento do livro “Saga Maior”.

Especialistas nacionais da 'Etnografia Portuguesa' falaram da presença de pescadores, em diferentes comunidades, ao longo do litoral português.

Senos da Fonseca escreveu sobre a afirmação dos 'Ílhavos' como "portadores e difusores de uma cultura levada a todo o litoral português ao longo de um longo historial de mais três séculos". Ao longo de cerca de quatrocentas páginas, passo a passo, praia a praia, rio a rio, o autor vai desvendando as 'provas', as gentes, os feitos, os motivos identificadores da presença dos antepassados, nessa divulgação de saberes, de caráter individualizante, de linguajares, e de modo de ser e de estar.

A presença de 'Ílhavos' na Nazaré foi confirmada pela investigadora convidada a dar o seu testemunho na conferência. Fala de nomes e famílias com ligação à região de Aveiro. (com áudio)

Álvaro Garrido, consultor do Museu Marítimo de Ílhavo, salienta que o estudo era um desejo "de sempre" do Museu. Uma área que merece ser explorada, no futuro. "Isto não é um debate de hoje. Sobre a diáspora dos Ílhavos, é a ativação patrimonial que faltava fazer. Há aqui um debate a ensaiar que deve ser feito por pessoas de todo o litoral, do Douro ao Tejo, Sesimbra, Cascais e por aí fora".