Rotary Club de Aveiro promove uma palestra no “Dia Mundial de Combate à Paralisia Infantil”.

2020-10-23 11:49

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Aveiro promove uma palestra no “Dia Mundial de Combate à Paralisia Infantil”.

A data é assinalada com este momento, este sábado, dia 24 de outubro, para uma reflexão sobre o tema.

O Rotary Club de Aveiro, em parceria com o Rotary Club Salamanca Plaza Mayor, organiza a conferência online “As Grandes Epidemias como agentes promotores da História Civilizacional”, moderada pelo membro do Rotary Club de Aveiro, Pedro Melo Freitas, médico e docente da Universidade de Aveiro.

O evento conta com a presença de Ana Mafalda Reis, médica e coordenadora da História da Medicina do ICBAS e com a presença de Fernando Malmierca da Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca.

A conferência conta ainda com o testemunho de Rosetti Nabbumba (Governadora do Uganda, Distrito 9211) na luta contra a pólio, bem como com a presença de Sérgio Almeida, Governador do Distrito 1970.

A conferência é aberta a todos os interessados, sendo transmitida em https://zoom.us/j/94925106112 e pelo facebook do Rotary Club de Aveiro em https://www.facebook.com/rotary.club.aveiro (Sábado 24 de Agosto 17.30h).

Na área de tratamento de doenças, a erradicação da paralisia infantil (poliomielite) constitui uma das iniciativas “mais longas e importantes” da trajetória do movimento rotário.

A poliomielite (ou simplesmente pólio) é uma doença altamente infecciosa e afecta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia.

Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.

A luta para eliminar a pólio é liderada pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), criada em 1988, tendo como parceiros para além de Rotary International, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unicef, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Fundação Bill e Melinda Gates, a GAVI (Aliança Global para Vacinas e Imunização), governos mundiais e diversos apoiantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou no passado dia 25 de agosto que a transmissão do vírus selvagem da pólio foi oficialmente interrompida em todos os 47 países da sua região africana.

“Este é um passo histórico e vital para a erradicação global da pólio, uma conquista de peso na saúde pública, provando que um forte compromisso, coordenação e perseverança são capazes de livrar o mundo da pólio”, refere o clube de Aveiro.

“Para eliminar a pólio, devemos terminar a transmissão do vírus selvagem no Afeganistão e Paquistão, os últimos países onde a doença se mantém endêmica.

É essencial não só acabarmos com a poliomielite nestes dois países, mas também mantermos os outros locais livres da doença até que seja oficialmente erradicada”.