Ricardo Calado lidera Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar.

2022-08-29 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Ricardo Calado, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), ficará responsável pelo Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar e Catarina Eira, professora do mesmo departamento e também investigadora do CESAM, assume o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos do Ecomare.

O CEPAM desenvolver atividades nas áreas da BioEconomia Azul, com ênfase na Biotecnologia Marinha, Aquacultura Sustentável e Ecologia Marinha Aplicada.

Quanto ao CPRAM dedica-se a apoiar o resgate, a reabilitação e a devolução à natureza de animais marinhos.

No despacho de nomeação refere-se ainda que o ECOMARE deverá acolher na sua orgânica uma terceira unidade, o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquicultura, cujo objetivo consiste em prestar serviços de alto cariz tecnológico às empresas e atestar a origem geográfica e os métodos de produção de bens alimentares de origem marinha.

Este despacho vai levar a que no prazo de seis meses surja uma proposta de regulamento do ECOMARE, com regras de organização e funcionamento e incluindo a integração da nova unidade na estrutura (Citaqua).