Ribau Esteves em palestra tutorial na ESTGA-UA sobre Fundos Comunitários.

2023-02-16 09:24

Categoria: 

Concelho: 

Sessão de tutoria da ESTGA-UA contou com palestra do Presidente da CIRA sobre Fundos Comunitários.

Essa sessão surge no âmbito do protocolo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda que propícia um estágio de longa duração (400 horas), na CIRA e nos seus onze Municípios associados, aos alunos da Licenciatura em Gestão Pública e Autárquica.

Neste momento estiveram presentes os alunos do 1.º ano e os respetivos tutores de cada uma das instituições (CIRA e Municípios), que acolherão os jovens estudantes, durante o período de estágio.

A sessão contou com uma palestra do Presidente da CIRA, Ribau Esteves, dedicada aos “Fundos Comunitários para o futuro”, onde expôs os preceitos base de um Orçamento Comunitário, bem como o Quadro Plurianual dos Fundos Europeus.

Ribau Esteves explicou aos alunos a moldura estrutural dos Fundos Europeus, com enfoque para o momento de execução dos Planos de Recuperação e Resiliência e de saída do Quadro Plurianual anterior (PT2020) e de arranque da execução do novo Quadro Plurianual de Fundos Comunitários 2021/2027, denominado no Nosso País como PT2030.

Por fim, o Presidente da Região de Aveiro levou ao conhecimento dos alunos o “carácter fundamental” dos Fundos Comunitários para o desenvolvimento social e económico da sociedade Europeia, de Portugal e da Região de Aveiro, “ao nível do investimento público, mas também para o investimento privado, e que nos permite continuar a ser competitivos à escala global, propiciando mais e melhor qualidade de vida para os nossos Cidadãos e oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as nossas Empresas”.