Reumatologistas reunidos em Aveiro.

2019-02-08 08:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Reumatologistas reúnem em Aveiro em dois dias de Art&Treat Fórum em debate sobre o Lúpus.

O Forum Art & Treat é um encontro anual, médico-científico, organizado pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) que decorre no Centro de Congressos de Aveiro, e tem como tema principal este ano o lúpus eritematoso sistémico.

O encontro tem como objetivo avaliar as novas abordagens e tratamentos e estabelecendo o lúpus eritmatoso sistémico (LES). O papel reumatologista é fundamental na orientação e diagnóstico desta doença reumática.

O lúpus eritmatoso sistémico (LES) é uma doença reumática sistémica que pode atingir diversos órgãos e sistemas. Tem um quadro clínico que envolve as articulações, a pele, mas pode atingir também o rim, o SNC, o sistema cardio vascular ou apresentar alterações hematológicas, entre outros órgãos e sistemas.

O diagnóstico precoce e a orientação em consultas de Reumatologia são fundamentais para um melhor prognóstico a longo prazo.

Os casos graves têm diminuído em Portugal devido ao melhor controle da doença e um melhor diagnóstico, não só se diagnostica casos mais leves como se diminuiu a mortalidade dos casos mais graves.

O tratamento adequado passa pelo diagnóstico precoce o acompanhamento em consulta de reumatologia e obter-se um plano terapêutico eficaz que tenha em conta as particularidades individuais de cada doente.

O LES, tal como muitas doenças, tem muitas formas de apresentação e de evolução e só com um plano personalizado é que é possível obter resultados finais de menor incapacidade e até de mortalidade.

Luís Cunha Miranda, Presidente da SPR, sublinha que “é muito importante fazer-se uma revisão do estado da arte no LES há luz de novas estratégias e novos potenciais tratamentos”, e acrescenta que “esta é uma doença que deve diagnosticada o mais rapidamente possível pelo reumatologista por forma a garantir um melhor sucesso terapêutico e menor incapacidade”.