Resultados do diagnóstico aos arquivos das associações do distrito de Aveiro são apresentados em Albergaria-a-Velha.

2018-11-30 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro vai apresentar o relatório final sobre a situação dos arquivos das associações do distrito de Aveiro.

Sessão pública, esta sexta, no dia 30 de novembro, às 14h00, no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que celebra o seu 10.º aniversário.

Promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e implementado pela GTAM-RA, o diagnóstico dos arquivos das associações visa fornecer informação para a avaliação da situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio, desporto, humanitárias e educacionais, permitindo a definição de uma estratégia de salvaguarda e valorização do património arquivístico destas entidades.

Durante abril e junho deste ano, mais de 120 associações do distrito responderam a um questionário com 26 perguntas que permitiu realizar uma caracterização de cada associação e do seu arquivo (conjuntos documentais existentes, local de armazenamento, forma de gestão do arquivo, ações de valorização dos fundos documentais, entre outros elementos).

No Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha vão ser apresentados os resultados do questionário, que servirão de base para a definição e implementação de uma estratégia conjunta no distrito de Aveiro e nas outras regiões do País.

Como tem sido hábito nas comemorações de aniversário do Arquivo Albergariense, vão ser celebrados mais cinco protocolos com entidades e particulares para a doação e depósito de documentação diversa, como jornais, licenças de condução de velocípedes e fotografias.

Destaca-se o protocolo a celebrar com a Associação de Instrução e Recreio Angejense (AIRA), que vai depositar no Arquivo diversa documentação histórica de 1907 a 2006.