Renato Araújo vai ser distinguido com o título de professor emérito numa homenagem da Universidade de Aveiro. Hoje foi entrevistado na Terra Nova. (19h00 - 20h00)

2023-12-13 17:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Renato Araújo vai ser distinguido com o título de professor emérito numa homenagem da Universidade de Aveiro (UA) nos 50 anos da Academia.

Foi o primeiro reitor eleito no arranque da UA.

Foi Reitor entre 1986 e 1994, anos marcados pela implementação do Campus de Santiago, pela aquisição de equipamentos científicos de ponta e pela aprovação dos primeiros estatutos da Academia.

Durante a cerimónia comemorativa dos 50 anos da UA, marcada para a próxima sexta-feira, às 14h15, no auditório com o seu nome, Renato Araújo vai ser homenageado com a atribuição do título.

Hoje foi entrevistado na Terra Nova. Num dos momentos da conversa com Carlos Teixeira, diz que o surgimento de novas Universidades em Portugal, em 1973, foi o início de um periodo vibrante para o país. (com áudio)

“Com a atribuição do título Professor Emérito, a UA homenageia uma época em que Joaquim Renato Araújo e um grupo de homens e mulheres visionários fizeram da Academia um imenso espaço para o Ensino, para a Investigação e para a Cooperação com a Sociedade se multiplicarem rumo ao século XXI”.

Licenciado pela Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Leeds, Reino Unido, Joaquim Renato Araújo foi o primeiro Reitor eleito da UA.

Na UA, exerceu a maioria do seu percurso profissional como professor, tendo sido promovido a catedrático em 1980.

Enquanto Reitor, foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (1989 a 1992), tendo assumido posteriormente os cargos de Presidente do Conselho Executivo e de Presidente do Conselho Geral da Fundação das Universidades Portuguesas.

Entre 2009 e 2011, foi Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora.

Ao longo da sua carreira desempenhou, ainda, funções no Grupo de Geologia do Ministério do Ultramar, no Conselho Nacional de Educação, no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Comité ERASMUS, no grupo de trabalho para a revisão do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e no Conselho Nacional para a Política da Terceira Idade.

Foi também geólogo nos Serviços de Geologia de Moçambique e chefe de repartição de Geologia.

Renato Araújo é o convidado desta semana do programa “Conversas” em edição que será emitida esta quarta-feira às 19h00 na Terra Nova.

 

 

(em actualização)