Região de Aveiro quer famílias a explorarem plataforma digital de ensino.

2021-01-26 09:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro aposta no reforço das estratégias até agora implementadas na promoção do sucesso e combate ao abandono escolar com recurso à plataforma digital da região.

Quer incrementar o seu uso em tempo de pandemia.

Desde 2019 que todas as crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Região de Aveiro têm acesso à Plataforma Educ@RA, implementada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020.

De forma a incentivar a utilização desta ferramenta, a Comunidade Intermunicipal está a trabalhar no sentido de fazer chegar a todos os Encarregados de Educação, a informação necessária de forma a facilitar o acesso a um recurso que une Professores, Pais e Alunos, disponibilizando e reforçando a utilização de materiais e atividades diversificadas.

Entre estas atividades é disponibilizado o módulo “Ensinar e Aprender Português”, orientado especificamente para o ensino da leitura e da escrita, com atividades relacionadas com o currículo do Português para o 1º ciclo do Ensino Básico.

Também no âmbito do Programa Educ@RA foram delineadas e divulgadas três “oficinas” dirigidas aos mais pequenos engenheiros da Região, a frequentar o 3.º e 4.º ano de escolaridade.

Neste sentido a “Atividade Espaço Maker: Aprender Fazendo” propõe a dinamização de 3 Oficinas distintas em regime online, a realizar nas duas próximas semanas: Scratch, Desenho 3D e Eletrónica.

Desta forma, as crianças poderão experienciar e aprender ainda mais, sendo fomentado o interesse pelas áreas de Programação e Robótica.

As provas de rastreio dirigidas aos alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade são um conjunto de provas que visam apurar o nível de desenvolvimento de competências relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita nos Alunos das Escolas da Região de Aveiro.

Nesta fase, no caso de ser necessária a sua aplicação à distância, estas serão também disponibilizadas em formato digital.

A já habitual realização de Grupos de Foco, versa, desta vez, o tema “Comportamento Agressivo em Contexto Escolar”, sendo uma sessão à distância, realizada esta terça, às 17h, dirigida aos Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.