Região de Aveiro lidera lista de empresas de crescimento acelerado.

2023-04-20 08:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Região de Aveiro lidera na região Centro o número de empresas de crescimento acelerado.

No centro do país há 104 empresas Gazela, que empregam 4.456 pessoas e geram um volume de negócios de 1.096 milhões de euros e 859 milhões de euros de exportações.

Conclusões do último estudo, efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (foto), sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2022.

Tratam-se de empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

São uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que “as empresas da Região Centro continuaram a mostrar a sua resiliência após anos difíceis. É com muita satisfação que a Região Centro tem novamente mais de uma centena de empresas Gazela. Apesar de representarem uma pequena percentagem do universo empresarial, são empresas com grande relevância pelo seu contributo para a economia regional, pela sua capacidade de criação de emprego e de riqueza de forma sustentada e galopante. Com estas 104 empresas, passa para 651 o número de empresas que, ao longo destes últimos dez anos, conseguiram esta distinção, que destaca as suas capacidades de inovação, de criar emprego, de dinamizar o mercado e potenciar o desenvolvimento económico nos territórios em que se localizam”.

Em termos de distribuição geográfica repartem-se por 49 municípios da Região Centro, sendo os municípios de Leiria e Viseu (com 9 empresas cada), os que têm um maior número, seguidos pelos municípios de Aveiro e Torres Vedras (com 6 empresas cada) e Coimbra e Ovar (com 5 empresas cada).

Águeda (4),Vagos (3) e Ílhavo (2) integram a lista.

Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III da Região de Aveiro (24), Região de Coimbra (18), Viseu Dão Lafões (16), Região de Leiria (15) e o Oeste (11).

O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 26 de abril, pelas 19h30, em Águeda, e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.