Região de Aveiro alerta para falta de médicos de família.

2022-06-27 09:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Região de Aveiro necessita de 20 médicos de família para dar cobertura ao número de utentes que pedem essa resposta num universo de cerca de 400 mil utentes.

Neste momento há 37 mil utentes sem médico de família.

A acusação parte da Ordem dos Médicos.

Em fim de semana de vigília dos profissionais de saúde que alertam para o número insuficiente das 5 vagas abertas, em concurso, quando há aposentações em número superior no horizonte até final do ano, os médicos avisam para a "falência" do sistema.

Nas estimativas da Ordem seriam necessários cerca de 40 profissionais para suprir lacunas atuais e as que estão já previstas até final do ano.

Carlos Cortes, dirigente da secção regional do centro da OM, deixou o aviso em declarações à SIC.

Resolver estes problemas é evitar a fuga de mais médicos do SNS (com áudio)

Os profissionais que prestam serviço na região de Aveiro protestaram, este fim de semana, contra esta distribuição de vagas no concurso do SNS e avisaram para os riscos de degradação do sistema.

Lara Sutil, médica especialista em medicina geral, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar de “Águeda +Saúde”, foi porta-voz do movimento à porta do centro de saúde de Aveiro.

Considera que este é o momento oportuno para dar voz pelos utentes e pelos profissionais 

Em entrevista, os médicos dizem que a degradação está a chegar e vai agravar.

Exigem "verdade" no discurso político perante os utentes (com áudio).

Apelam ao ACES e à ARS do Centro para garantir concursos que permitam colmatar as lacunas já existentes e as que se perspetivam com a aposentação de médicos (com áudio)