Região Centro melhorou indicadores e subiu ao segundo lugar no Índice Digital Regional.

2020-05-13 10:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Região Centro melhorou indicadores e subiu ao segundo lugar no Índice Digital Regional (IDR) 2019.

A Área Metropolitana de Lisboa reforça a liderança face às restantes seis regiões NUTs II portuguesas, com larga distância em relação à segunda região melhor classificada, a região Centro que ascende novamente ao 2º lugar por troca com a região Norte. A última posição é ocupada pela Região Autónoma dos Açores.

O Índice Digital Regional é um instrumento concebido pela Universidade do Minho no âmbito do Gávea – Observatório da Sociedade da Informação - que permite, com base em informação estatística secundária, uma caraterização mais aprofundada das diferentes realidades nacionais no desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Além de conseguir recuperar o segundo lugar, a região Centro consegue uma trajetória de aproximação à média portuguesa.

Para Luís Miguel Ferreira, coautor do estudo, “na edição deste ano do IDR continua a verificar-se uma tendência de afastamento do desempenho da região de Lisboa em relação às restantes regiões portuguesas, o que confirma o acentuar das assimetrias regionais na construção da Sociedade da Informação em Portugal”.

“Depois de tantos anos e de muitos milhões de euros de Fundos Estruturais aplicados na coesão e na convergência territoriais, depois de tantos alertas coletivos para a necessidade de maior equilíbrio e equidade no desenvolvimento regional, a verdade é que em aspetos tão relevantes que caraterizam a Sociedade da Informação, as assimetrias persistem e até se vão agravando”, sustenta o investigador do Gávea – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho.

O IDR, já na oitava edição, assenta em 4 sub-índices (Contexto, Infraestrutura, Utilização e Impacto) e analisa 82 indicadores.