Refood ganha novo centro de operações e vai entrar nas refeições quentes.

2017-02-01 10:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro assume que o apoio à Refood com a cedência de instalações surge como aposta no envolvimento da academia com a sociedade civil em particular com movimentos de apoio social. A instituição gere um espaço na Vera Cruz e vai passar para a zona de Santiago numa área que vai receber obras de adaptação.

No Plano de Ação da UA para 2017, no objetivo estratégico “Reforçar o papel da UA no desenvolvimento económico, social e cultural”, refere-se a estratégia para a afirmação desta instituição enquanto “Universidade Cívica”.

O Reitor Manuel Assunção explica que o apoio à Refood prevê a cedência de instalações (com áudio).

O fundador da Refood, Hunter Halder, agradece o apoio. Salienta que é importante para garantir um melhor serviço à comunidade.

“Refood é um esforço da comunidade. Só podemos fazer o trabalho que fazemos com parcerias com pessoas e instituições que partilham os mesmos valores,. A comida é preciosa e não é para deitar fora. Vamos resgatar milhares de refeições para entregar a quem precisa. Estamos felizes por esta parceria com a UA”.

O protocolo diz respeito à cedência de um espaço da UA para o desenvolvimento das atividades da Refood. Este espaço servirá de Centro de Operações do núcleo da Refood em Aveiro, que tem vindo a trabalhar com recurso a espaços cedidos pelos seus voluntários, pela Inclu-Ria e atualmente pelos Bombeiros Novos, resgatando alimentos em perfeitas condições que são, depois, entregues aos mais necessitados.

De pão e bolachas, a Refood diz que vai passar às refeições quentes. Fernando Santos, um dos responsáveis em Aveiro, explica que as novas instalações permitirão também um serviço mais direto.

“Estamos a contribuir para alimentar mais de 200 pessoas por dia com pão. Há muitas pessoas identificadas e acompanhadas mas o objeto da Refood é chegar à fome envergonhada”.

Com este espaço, abre-se uma nova fase na atividade da Refood em Aveiro, permitindo receber os seus próprios beneficiários, resgatar comida confecionada e abranger uma área cada vez mais alargada da cidade.