Rede de Museus de Oliveira do Bairro distinguida com o Prémio "Inovação e Criatividade".

2019-05-27 15:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, foi distinguida com o Prémio "Inovação e Criatividade", da Associação Portuguesa de Museologia, pelo projeto Pianoscópio.

O Pianoscópio, uma instalação sonora interativa, que transforma o piano num instrumento coletivo, pode ser visitado e explorado por qualquer pessoa no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e que integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro.

Esta é uma obra da Companhia de Música Teatral, pensada para escolas a partir do primeiro ciclo, famílias ou grupos mistos de pessoas, a partir dos seis anos.

A instalação assume-se também como um “workshop com duração de 45 a 60 minutos, centrado não só na exploração dos recursos sonoros, mas, sobretudo, na construção de peças de música que, tendo uma base pré-definida, se desenvolvem através do improviso.

O Pianoscópio é ainda um instrumento de formação para educadores, artistas, músicos ou professores de música.

Abordam-se aspetos teóricos do processo criativo que deu origem ao projeto e propõe-se um conjunto de atividades pensadas para o estímulo da criatividade e desenvolvimento de ideias próprias”.

Para Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, ”este é um prémio que nos enche de orgulho e que resulta do trabalho e dedicação do grupo de pessoas que todos os dias trabalha nos nossos museus e que acredita na nossa visão para a cultura." Para a autarca, a distinção é também o “reconhecimento do nosso esforço de trazer inovação para a área cultural do Município, através de ferramentas de extraordinário potencial educativo e lúdico, atraindo os mais novos e as suas famílias aos nossos museus.”