Rede de Comunicações Quântica nacional discutida na Universidade de Aveiro

2024-03-07 12:59

Categoria: 

Concelho: 

A implementação da Rede de Comunicações Quântica nacional discutida por especialistas em Workshop na Universidade de Aveiro

Especialistas nacionais e internacionais no campo das tecnologias quânticas reuniram-se em Aveiro para discutir os progressos na implementação da futura rede de comunicações quântica nacional durante o Workshop "Quantum Communications Network", no âmbito do projeto PTQCI – Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa.

O evento, organizado pelo Grupo de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações, coordenado pelo Professor Armando Nolasco Pinto, decorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro na Universidade de Aveiro.

Com o objetivo de debater a implementação da rede quântica portuguesa, o evento contou com a presença de representantes do governo, agências governamentais, entidades do setor privado das telecomunicações e instituições académicas e de investigação.

“Em Portugal, estamos a construir o primeiro segmento de rede quântica em torno de Lisboa. Numa segunda fase, a rede será alargada às diferentes capitais de distrito e também às ilhas. Esperamos cobrir todo o país num futuro próximo”, explica Armando Nolasco Pinto, professor catedrático da Universidade de Aveiro e investigador no Instituto de Telecomunicações.

O projeto PTQCI está inserido na iniciativa europeia EuroQCI – European Quantum Communications Infrastructure, uma iniciativa que procura implementar uma rede de comunicações quânticas seguras à escala europeia nos próximos anos. “Os demais países europeus estão a fazer o mesmo que nós, criando redes nacionais.

A próxima fase será interligar todas essas redes, que nosso caso corresponderá, pelo menos numa fase inicial, a estabelecer ligações com a rede espanhola”, complementa o professor.

Durante o workshop, personalidades reconhecidas internacionalmente no campo da tecnologias quânticas discutiram questões relacionadas com os desafios associados à implementação das redes quânticas em diferentes paises como Espanha, Áustria, Grécia, Roménia, Itália, Luxemburgo, Croácia, Brasil e EUA.

Sobre o Projeto PTQCI: O projeto Portuguese Quantum Communication Infrastructure (PTQCI) é o primeiro segmento terrestre da iniciativa EuroQCI - European Quantum Communications Network em Portugal e representa o primeiro passo para a integração na infraestrutura europeia.

O consórcio do PTQCI é composto por universidades e centros de investigação, como o Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Instituto Superior Técnico, entidades nacionais como o Gabinete Nacional de Segurança, Instituto Português da Qualidade e FCCN, empresas tecnológias, como a Deimos, Adyta, Omnidea e Warpcom, IP Telecom e a Altice Labs.