Rebocadores resgatam navio com avaria à entrada da Barra.

2021-01-22 11:47

Categoria: 

Concelho: 

Um navio de carga com cerca de 90 metros de comprimento e 13 tripulantes a bordo, sofreu hoje uma avaria nas máquinas, acabando por ficar à deriva e a abater em direção à barra do porto de Aveiro, devido às condições meteorológicas bastante adversas que se fazem sentir no local, tendo atracado de emergência no porto de Aveiro com auxílio de dois rebocadores

Recebido o alerta, pelas 07h42, para a situação do navio, o Capitão do Porto ativou de imediato uma embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro para o local e contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

O navio tentou fundear duas vezes ao largo do porto de Aveiro, mas sem sucesso devido à forte agitação marítima no local, tendo sido ativados dois rebocadores com o objetivo de auxiliar o navio, mas que também não conseguiram sair a barra do porto de Aveiro devido às condições do mar.

O navio acabou por abater em direção ao porto de Aveiro, tendo sido possível já no interior da barra estabelecer os cabos de reboque e, com auxílio de dois rebocadores, atracar o navio em segurança no porto.

Durante a ação, e devido ao perigo por o navio se encontrar a abater em direção à barra do porto de Aveiro, foi ativada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa com o objetivo de efetuar o resgate dos tripulantes do navio em caso de encalhe, o que acabou por não se verificar.

Foi aberto um inquérito para perceber o que esteve na origem da avaria, sendo que o navio vai ser inspecionado para aferir o seu estado de segurança para navegar.

O Capitão do Porto de Aveiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou as operações no local.