Re-Food inicia campanha de recolha de alimentos.

2016-03-10 09:17

Categoria: 

Concelho: 

A Re-food Aveiro já resgatou mais de 100 kg de alimentos em perfeitas condições. Ainda à procura de um espaço para instalação do seu Centro de Operações, a Re-Food Aveiro, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que trabalha para eliminar o desperdício alimentar, combater a fome e promover a inclusão de toda a comunidade, deu início a uma recolha de pão e bolos secos, para distribuição por várias entidades de solidariedade social do Concelho de Aveiro.

Nesta primeira fase a campanha incide na recolha de pães e bolos secos. Essa campanha teve início no dia 29 de Fevereiro e é realizada numa base diária por voluntários do Re-food Aveiro.

Este jovem núcleo conta com mais de 500 pessoas disponíveis para contribuir, como voluntários, para este arranque efectivo do movimento Re-Food na cidade.

Depois de devidamente sujeitos a uma formação inicial, estes voluntários deslocam-se às Fontes de Alimentos parceiras onde recolhem os excedentes para, no dia seguinte, serem distribuídos pelas entidades beneficiárias.

Na primeira semana foram resgatados mais de 100 kg de alimentos em perfeitas condições que tinham como destino o lixo! O Re-food Aveiro prevê resgatar, durante o mês de Março, mais de meia tonelada.

Este arranque conta com a parceria de casas comerciais. Chá e Bolachas, Casa do Benfica, Estrela Dourada, Morangos e Melancia, Milénio, Pastelaria Avenida, A Portuguesa, Confeitaria Peixinho, Padaria Flor do Alboi, Disha Gourmandise, Riaparque, Flor de Sá, Rainha de Aveiro, Caracas e Zig-Zag foram os aderentes.

Todos os alimentos resgatados são diariamente encaminhados para 5 instituições beneficiárias, abrangendo mais de uma centena de cidadãos carenciados triados pelas Florinhas do Vouga, Cáritas Diocesana, Centro Comunitário da Vera Cruz, Santa Casa da Misericórdia e Junta de Freguesia de Esgueira.