Rádio Faneca no ar para três dias de animação no "coração" de Ílhavo.

2018-06-08 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Rádio Faneca inicia esta sexta a programação na edição deste ano e anuncia várias novidades.

Luís Ferreira, responsável pela programação 23 Milhas, fala de um festival que veio para ficar, com uma identidade muito própria pela sua ligação à matriz cultural de Ílhavo.

“Mais que um festival de música, o Rádio Faneca é um festival de projetos muito especiais que têm um grande legado de Ílhavo e uma história para contar”, refere Luís Ferreira, diretor do projeto cultural da Câmara Municipal de Ílhavo, 23 Milhas, que organiza a sexta edição do festival, que decorrerá de 8 a 10 de junho, em Ílhavo.

O próprio festival já tem história para contar e o lançamento de um disco da orquestra da Bida Airada é prova desse legado.

Durante as várias edições da Orquestra, mais de 300 músicos, com ou sem formação musical, juntaram-se à ondamarela e a artistas como Peixe, António Serginho ou os Crassh para criar um cancioneiro pleno de referências, expressões e tradições ilhavenses. Agora o disco resume esse trajeto (com áudio).

Num ano em que o Festival Rádio Faneca se dedica ao Arquivo, o artista João Martins reúne memórias e histórias da comunidade, artistas, público e equipa.

O resultado é uma exposição sonora, pelos becos do Centro Histórico, que o público pode ouvir enquanto vê e interage com elementos da história do Festival.

Os becos e as casas são o palco do festival que terá no encontro de residentes e visitantes um dos seus momentos simbólicos. Mas o palco principal também muda. O estúdio de rádio será instalado no jardim Henriqueta Maia. Maria Inês Santos, animadora da rádio Faneca, fala de uma presença mais central no festival (com áudio)

Histórias nos Becos, Casa das Brincadeiras, Casa Aberta e jogos do Hélder espalhados pelo Centro Histórico de Ílhavo são propostas alternativas de um Festival que nasceu em 2012 como “festival de criação em comunidade e cruzamento de artes performativas, em que se recupera o nome daquela que foi, durante décadas, uma rádio de publicidade e discos pedidos no Centro Histórico de Ílhavo”.

Primeira noite com Manel Cruz no Palco Jardim, às 22h30, e DJ 20_age depois da meia noite. Sábado há concertos nos becos e Cais do Sodré Funk Connection às 22h30. Noite que encerra com Dj Renato Alexandre.

No domingo espetáculo com a Orquestra da Bida Airada, às 17h, no Palco Jardim e Luís Severo, às 21h30, no Aquário dos Bacalhaus Museu Marítimo de Ílhavo.

A rádio tem emissões especiais no sábado, às 14h00, com Fausto da Silva, às 19h com João Moreira e Pedro Santo (criadores do Bruno Aleixo) e às 21h30 com a Banda vencedora do Concurso Rádio Faneca.

No domingo, às 14h, Auto Rádio com Luís Nunes (Benjamim), às 15h com Samuel Úria e às 18h30 Local Affairs com Birds Are Indie.