Quintas da Ria sai da Fábrica da Ciência e visita Municípios da Ria de Aveiro.

2016-01-19 10:58

Categoria: 

Concelho: 

O grupo uariadeaveiro prepara um novo ciclo de conversas sobre a Ria de Aveiro e, desta vez, com descentralização de espaços numa viagem pelos Municípios da Ria. O “Quintas da Ria’ é um ciclo de conversas organizado pelo grupo uariadeaveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro que tem como objetivo promover a partilha de conhecimentos sobre a Ria e contribuir para a construção de valores e incentivar a sua proteção, valorização e gestão.

O terceiro ciclo leva as conversas para fora do auditório da Fábrica, levando os debates a outros locais e a outros públicos.

Segundo Teresa Fidélis, neste ciclo, o “Quintas da Ria” irá à Murtosa, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Vagos, itinerância que se pretende alargar a outros municípios da Ria no ciclo seguinte. A professora no Departamento de Ambiente e Ordenamento e coordenadora do grupouariadeaveiro explica que houve quem visse nestas tertúlias um incentivo para reanimar ou reativar atividades associadas à Ria.

O arranque deste ciclo dá-se a 28 de janeiro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, para falar de “Turismo hoteleiro nas margens da Ria”. Segue-se a 25 de fevereiro um encontro no Museu Municipal Comur, na Murtosa, sobre o “Papel da Mulher nas atividades económicas da Ria”. A 31 de março, em Vagos, o encontro é sobre “Marketing Territorial – promoção de produtos dos territórios da Ria”.

No regresso à Fábrica, a 21 de abril, há debate sobre o tema “Sal – reinventar dos negócios”. A 19 de maio, em Ovar, fala-se de “Navegabilidade e turismo náutico na Ria”. A 30 de Junho, em Ílhavo, encontro sobre “Museologia e os territórios da Ria” no edifício sóciocultural da Costa Nova. Estarreja entra em cena no dia 20 de outubro numa sessão sobre “Recursos naturais - valorização do território e potencial económico”. Finalmente, a 17 de novembro, há sessão sobre “Festas e tradições da Ria e repercussões económicas para os seus territórios”.