Quercus reclama acesso a dados da estação medidora da qualidade do ar em Estarreja.

2021-09-08 07:46

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus afirma-se preocupada com a qualidade do ar na região e diz estar a enfrentar dificuldades no acesso a dados.

Refere que nos últimos oito meses solicitou, por diversas vezes, o acesso aos dados do analisador de Benzeno instalado na Estação da qualidade do ar de Estarreja sem conseguir acesso a esses dados.

Explica que anda de um lado para o outro entre a CCDRC e a empresa sem sucesso.

“A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro respondeu que o referido analisador é propriedade de uma empresa do Parque Químico, pelo que o acesso aos dados deverá ser formulado junto da mesma. Já a empresa respondeu que a legislação nacional indica que cabe à CCDRC a validação dos dados da qualidade do ar, razão pela qual a sua disponibilização ao público é realizada por esta entidade, que possui não só a responsabilidade como a capacidade técnica para o realizar. Porém, informa que, por dificuldades técnicas várias, os dados ainda não estão a ser disponibilizados nem à CCDRC nem na plataforma QualAR”.

Sem esses dados a plataforma https://qualar.apambiente.pt não disponibiliza os dados necessários para aferir, de forma rigorosa, a qualidade do ar na área.

A Quercus "estranha" que a única estação de qualidade ar registada na plataforma QualAR também não forneça os dados de cada um dos poluentes medidos como o dióxido de azoto, o monóxido de carbono e as partículas em suspensão.

Considera que "este impasse não abona a favor da transparência e, por isso, exige às entidades envolvidas que cumpram a legislação e os protocolos assumidos, divulgando, de imediato, os dados ao público”.