Quercus quer melhorar pegada ecológica dos festivais de Verão.

2018-07-10 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus Aveiro lança uma iniciativa solidária que procura tirar partido dos inúmeros festivais de verão para garantir apoios à reflorestação.

“Uma Festa Pela Floresta” espera que outros eventos sigam o exemplo do festival “Salva a Terra Eco Festival de Música” com os promotores dos festivais e festividades do distrito desafiados a compensarem a sua pegada ecológica, através da plantação de árvores autóctones e da recuperação de áreas ardidas na região, para anular a poluição provocada pelas deslocações da organização, artistas e espetadores.

“Grandes ou pequenos, de música e de outras artes, os festivais devem fazer da sustentabilidade e de um comportamento ecologicamente correto as suas bandeiras, de modo a promover uma maior consciência ambiental junto do público”, desafia a Quercus.

Além de compensar a pegada ecológica, os festivais e festas devem promover a separação de resíduos, a redução do consumo de embalagens, a reciclagem de todos os resíduos, a utilização de iluminação eficiente e o apoio de projetos ambientais.

“A Quercus reitera que é absolutamente necessário que as autarquias deem o exemplo, promovendo o desenvolvimento práticas sustentáveis na organização de eventos, estando, por isso, disponível para colaborar na adoção de práticas amigas do ambiente”.