Quercus diz que fiscalização na pateira está a falhar.

2020-06-16 08:02

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus exige ações de fiscalização na Pateira de Fermentelos e um apuramento de responsabilidades em mais uma descarga poluente.

Apesar de denúncias dirigidas às entidades fiscalizadoras feitas pela União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, partidos políticos e organizações ambientalistas, ocorreu mais uma descarga poluente na Pateira de Fermentelos.

A associação ambientalista revela que nos últimos dois meses registaram-se pelo menos quatro descargas de águas residuais diretamente nesta lagoa, tendo sido observado esgotos junto às margens.

“Além das descargas de efluentes domésticos feitos nas valas hidráulicas que se dirigem à lagoa, das descargas de efluentes industriais no sistema de água pluviais da zona industrial de Oiã, das descargas do sistema multimunicipal de saneamento e do risco de infiltração existente em pedreiras localizadas na área, as descargas nas margens de Óis da Ribeira ocorrem de forma cada vez mais frequente e intensa”, denuncia a Quercus.

Depois das denúncias, a Quercus quer saber quem fiscalizou o quê.

“Uma vez mais, é necessário saber quais as entidades fiscalizadoras que realizaram ações inspetivas, quantas ações realizaram, se efetuaram a recolha de amostras e os resultados dos autos de contraordenação”.

Um olhar desconfiado dos ambientalistas que notam falta de ação e resultados.

“Em conclusão, e porque a situação não é nova, nem tão pouco é inédita, a Quercus denuncia e não condescende com instituições públicas pois exige, que os serviços públicos façam o seu melhor na defesa do património natural, na defesa da saúde pública e na defesa de um desenvolvimento sustentável”.