Quercus defende aposta na mobilidade ciclável em Albergaria.

2016-09-30 08:18

Categoria: 

Concelho: 

A Direção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus reuniu em Albergaria e na agenda ambiental do núcleo esteve o incentivo à mobilidade sustentável.

A Quercusl diz que há “necessidade de uma maior aposta em meios sustentáveis de transporte, nomeadamente o incentivo à utilização da bicicleta, não só como instrumento de lazer mas também como meio de deslocação no dia-a-dia das populações”.

Defende o investimento em ciclovias que liguem os principais núcleos urbanos e equipamentos públicos do concelho, deixando elogio ao esforço dos cidadãos do Movimento BiCla que têm procurado alertar para os problemas de mobilidade existentes no concelho.

A Quercus não esqueceu a Linha do Vouga e lamenta o abandono. Diz que é “exemplo de desaproveitamento e desinvestimento numa infraestrutura com potencial para se poder tornar numa alternativa mais sustentável em termos de transporte para as populações da região”.

Na agenda estiveram, também, os fogos do último Verão com a Quercus a defender o combate à “monocultura do eucalipto” por considerar que é “potenciadora e propagadora dos próprios incêndios florestais”.

“Só com uma inversão de políticas e uma clara aposta local e nacional no ordenamento do território e no incentivo à florestação com espécies autóctones, se poderá diminuir o enorme risco de desertificação que a prazo pode tomar conta de toda esta região”.