Quercus "declara guerra" aos penachos.

2016-03-11 09:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Quercus alerta para a propagação descontrolada da espécie invasora Erva-das-pampas e pede um plano de intervenção. Fala na necessidade de criar um “plano nacional para a erradicação das espécies invasoras”.

Depois de referências a espécies invasoras como a mimosa (Acacia dealbata), proveniente da Austrália, e o Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), proveniente da América do Sul, a Quercus diz que a Cortaderia selloana (Penachos ou Erva-das-pampas) é uma praga preocupante cuja propagação é "empurrada" pelo vento.

“A Erva-das-pampas é uma invasora que encontrou no nosso país condições muito favoráveis (sem predadores naturais e com vantagens competitivas relativamente às espécies nativas). A sua disseminação na área da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, já para só falar na parte litoral da nossa região, tem alterado a própria paisagem, atingindo um nível deveras preocupante”.

Raul Silva, dirigente da Quercus, já explicou que os principais problemas da “propagação descontrolada” está nos impactos nos ecossistemas, “dado que cresce vigorosamente e forma aglomerados densos que dominam a vegetação herbácea e arbustiva, criando barreiras à deslocação da fauna e utilizando os recursos disponíveis para as outras espécies”.

Os ambientalistas consideram que o controlo desta espécie invasora “exige uma gestão bem planeada”, uma vez que “as medidas de controlo são especialmente complexas e onerosas” (com áudio).