Quatro investigadores da UA entre os mais citados do mundo.

2022-11-18 08:28

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) tem quatro investigadores cujos trabalhos estão entre os mais citados do mundo por outros cientistas.

A garantia é da Clarivate's Highly Cited Researchers 2022 list, um dos mais importantes rankings do mundo académico e que aponta a UA como a Universidade portuguesa com mais investigadores presentes.

Com dois investigadores na lista de 2021, um ano depois, a UA dobra a presença.

Armando da Costa Duarte, Joana Correia Prata e Teresa Rocha Santos (os três do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e Jorge Alexandre Saraiva (do Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos) são os quatro investigadores da UA presentes na edição deste ano da Clarivate''s Highly Cited Researchers, uma lista que analisou o trabalho de 6938 investigadores de 69 países.

“Este ranking demonstra o crescimento exponencial da UA e é a evidência da qualidade da investigação que se faz na Academia de Aveiro”, congratula-se Artur Silva, Vice-reitor da UA para a área da Investigação.

Da responsabilidade da Clarivate, uma consultora mundial na área da investigação, a lista de nomes advém de artigos classificados no top 1% dos artigos de investigação mais citados por área científica e ano de publicação no índice de citações da Web of Science, juntamente com análises realizadas por especialistas em bibliometria e cientistas de dados do Institute for Scientific Information (ISI) da Clarivate.

Este ranking tem por objetivos fornecer dados globais e análises segmentadas, reconhecer e divulgar o impacto da investigação, promover a inovação e apresentar uma ferramenta que permita agregar numa lista anual os cientistas/investigadores que demonstraram influência através da publicação de vários artigos altamente citados durante a última década.

Os investigadores do Departamento de Química da UA Jorge Saraiva e Armando Duarte integraram a edição 2021 do índice “Highly Cited Researchers” e o Matemático Delfim M. Torres foi o membro da UA mais citado nos anos 2015 a 2019.

 

texto: UA