"Quando chegou à altura do natal senti falta de ter algo português" - Cris Lopes (autora do livro Millenials".

2019-09-18 09:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cris Lopes, emigrante portuguesa de nova geração, natural da Gafanha da Nazaré, autora do livro que relata a vida dos novos emigrantes, diz que valeu a pena a caminhada pós universitária que a levou ao México.

A experiência de novos emigrantes foi contada em livro como estórias de vida de cinco jovens portugueses, dois deles naturais da Gafanha da Nazaré.

“Millenials, cidadãos do mundo, relatos da nova diáspora” é uma obra de Cristiana Lopes com relatos de Cláudia Granada, Constança Santos, Daniel Nunes Vareta e Francisco Miguel Sousa.

Foi apresentada no domingo em Aveiro e hoje é tema de entrevista ao programa “Conversas”.

Cris foi seduzida pelo povo mexicano e foi na Cidade do México que encontrou a sua nova família.

A emigrante de nova geração diz que a partida para o México fica como aventura para a vida onde começou com emprego e acabou com um casamento (áudio)

Nascida em 1989, é licenciada em Gestão pela Universidade de Aveiro.

Foi Diretora de Relações Internacionais na AIESEC Portugal e depois do seu mandato decidiu fazer um estágio profissional pela mesma associação.

Com 22 anos, chegou à Cidade do México para estagiar numa empresa durante um ano. Acabou por ficar por cinco anos e constituir família.

Os piores momentos ficam associados à “solidão”. Partir para uma viagem ao encontro da família nos EUA ajudou a atenuar esses momento e o Natal com a comunidade portuguesa no México uma marca para a vida (com áudio)

Já passou por Lisboa e voltou a sair instalando-se em Madrid, onde reside.

Assume que encontrou o melhor de dois mundos com ligação à cultura mexicana e ao modo de vida europeu, com segurança, onde saúde e educação públicas têm qualidade (com áudio)

Entrevista ao programa “Conversas” para ouvir às 19h.