Protocolo para o desenvolvimento do Citaqua foi assinado hoje em Ílhavo.

2016-11-30 17:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Gafanha da Nazaré vai ser a base doCentro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura. Foi assinado esta quarta-feira, no Museu Marítimo de Ílhavo, entre a Administração do Porto de Aveiro (APA), a Associação Portuguesa de Aquacultora e a Universidade de Aveiro (UA), um protocolo para o desenvolvimento do Citaqua.

O Citaqua tem como missão a qualificação e o desenvolvimento de processos de inovação, transferência de tecnologia e do apoio às empresas no sector da aquacultura. Ílhavo tem muitas empresas de aquacultura e agora vê associar-se um pólo de referência na investigação para apoiar o sector.

A Câmara local junta-se à Universidade de Aveiro para instalar o Citaqua. "Pretendemos valorizar a Ria em termos económicos, nomeadamente no desenvolvimento da aquacultura. Há muito caminho para a andar", disse Fernando Caçoilo, líder autárquico.

Tratou-se de um momento importante na perspetiva de Braga da Cruz, Administrador da APA. (com áudio)

Prevê-se que o Citaqua venha a instalar-se no Porto de Pesca Costeira, próximo do ECOMARE, na Gafanha da Nazaré. Trata-se de um projeto liderado pela Universidade de Aveiro.

"O que queremos é preparar o futuro da aquacultura na região mas, atendendo às necessidades do presente. Podemos dar respostas que ajudem as pessoas a resolver problemas empresariais", disse Ricardo Calado da UA, referindo-se aos aquacultores e empresas do sector.

Na UA "ajudaremos as empresas a serem viáveis financeiramente e em questões ambientais e ecológicas. Desenvolveremos soluções que podem ser testadas na indústria. O grau de risco financeiro das empresas tem de ser minimizado", referiu.

Fernando Gonçalves da Associação Portuguesa de Aquacultores também comentou a assinatura deste protocolo e falou da 'carga fiscal' "reduzida", o que "é essencial para a evolução do negócio". Potenciar mais investimento é relevante.

"Apoiar a produção aqui na Ria e no país é importante". Reduzir o IVA de 23 para 5 por cento "será muito importante para estimular o desenvolvimento".