Proteção Civil divulga mais uma edição do exercício "A Terra Treme".

2020-11-05 07:51

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove esta quinta, às 11h05, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A TERRA TREME”.

A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

No Distrito de Aveiro, os vários Serviços Municipais de Proteção Civil e diversas entidades e instituições irão promover ações de divulgação e sensibilização junto da comunidade no sentido de incentivar a participação e a prática dos gestos de prevenção e autoproteção em caso de sismo.

As escolas também aderem ao exercício com ações simbólicas.