Projeto Monitoriza 2030, da Universidade de Aveiro, estuda proposta para monitorização dos fundos europeus da Estratégia Portugal 2030.

2023-01-04 17:59

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de investigadores e bolseiros da Universidade de Aveiro, com o cofinanciamento do POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica, do Portugal 2020 e da União Europeia (valor total financiado: 138 892€), desenvolveu, no âmbito do projeto Monitoriza 2030 (monitoriza2030.pt), uma plataforma demonstradora de um Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD).

Esta é passível de adaptação para a monitorização de candidaturas financiadas no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e indicadores associados.

A plataforma demonstradora desenvolvida está disponível publicamente para consulta e foi construída com base nos dados dos projetos financiados no âmbito do Portugal 2020, dados dos relatórios e contas das empresas financiadas e dados disponíveis na plataforma do INE – Instituto Nacional de Estatística, sendo que estes últimos são atualizados de forma dinâmica com base nos últimos dados proporcionados pelo INE. T

rata-se de uma solução informática de acesso público, podendo ser utilizada por investigadores, entidades de gestão, empresas, consultores ou público em geral.

Esta plataforma revela-se diferenciadora por concentrar, de forma dinâmica, não apenas dados relativos aos projetos beneficiados pelos fundos, permitindo a sua monitorização pelas autoridades competentes, mas também dados das empresas beneficiadas e dados macroeconómicos de contexto, disponibilizados pelo INE.

Assim, a plataforma agrega indicadores importantes para a avaliação direta e indireta do impacto dos projetos, para acesso do público geral, podendo ser visualizados de acordo com vários níveis do território nacional (NUTS I, II e III), reforçando a transparência na comunicação dos resultados das políticas públicas.