Projeto de Oliveira do Bairro apresenta-se na final do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas.

2018-06-07 08:18

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro realiza, hoje, na Covilhã, a final da quinta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”.

Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2018”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

No encontro desta quinta, às 14h30, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, serão apresentadas 8 propostas finalistas.

Durante o ano letivo 2017/2018, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores.

As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM).

Nesta final regional são apresentadas as oito ideias de negócio que representam cada uma das CIM da Região Centro, premiando-se as três ideias selecionadas pelo júri.

Nesta edição, o júri é formado por Anabela Dinis (Pró-reitora da UBI), António Correia (ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Manuel Assunção (ex-Reitor da Universidade de Aveiro) e José Pedro Moura (Empresário Book in Loop).

Na entrega dos prémios marca presença a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro representa a região com o projeto easypark que tem como objetivo reduzir a desigualdade social, sendo uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência.

O plano é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete ativado automaticamente por um sistema de reconhecimento de matrículas para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente.

Este dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam e ensinará pessoas fisicamente saudáveis a fazer a coisa moralmente acertada.