Projeto de alunos da UA vence Prémio de Inovação nas Forças Armadas.

2023-11-03 06:47

Categoria: 

Concelho: 

Uma equipa de alunos de doutoramento da Universidade de Aveiro (UA) e investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT) venceu um prémio de inovação pela proposta de criação de um uniforme militar que consegue gerar, armazenar e transferir energia.

O projeto intitula-se "S.C.O.U.T.E. - Sistema de Conexão e Otimização de Uniformes para Transferência de Energia" e venceu o "Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2023".

O prémio foi entregue dia 27 de outubro, no Instituto Universitário Militar, numa cerimónia presidida pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e que contou também com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca

O prémio, instituído pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, tem como objetivo incentivar a inovação e o desenvolvimento de soluções que possam beneficiar as Forças Armadas.

E foi a pensar nisso que o grupo da UA propôs a criação de um uniforme que utiliza materiais condutores flexíveis integrados no tecido para formar antenas, que permitem a transferência de energia e dados entre militares.

Adicionalmente, o projeto propõe o uso de carregadores de energia por indução em certas áreas do uniforme e a utilização de energia derivada do ambiente ou do movimento do militar.

Na prática, o uniforme estará equipado com várias tecnologias que permitem gerar energia através de fontes solares e mecânicas (como piezoeletricidade). A energia gerada será depois armazenada e poderá ser transferida sem fios para outros militares, criando uma rede de distribuição de energia e dados. O uniforme também poderá aproveitar a energia do ambiente ou do movimento do militar.

A equipa vencedora inclui os alunos do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica (PDELE), Henrique Chaves, Paulo Capitão e Ricardo A. M. Pereira, o professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e investigador no IT, Nuno Borges de Carvalho, e ainda um membro da Força Aérea Portuguesa, Andreia Fernandes, que "proporcionou insights valiosos sobre as necessidades reais dos soldados em campo, garantindo que a proposta/projeto fosse prática e relevante", explicou Henrique Chaves em nome do grupo vencedor, acrescentando: "Além disso, um membro com experiência militar contribui com conhecimento sobre os desafios operacionais e logísticos enfrentados pelas Forças Armadas".

Vencer esta competição representa "um reconhecimento significativo do trabalho e inovação da equipa".

"Significa que a solução proposta tem potencial para transformar a forma como os militares operam no terreno, tornando-os mais autónomos em termos energéticos e melhorando a eficiência das missões. Desta forma, valoriza o conhecimento e experiência associado à Universidade e ao Instituto de Telecomunicações nas áreas em questão (transmissão de energia sem fios e comunicações rádio)", frisaram os elementos do grupo.

O tema do concurso deste ano foi "Energia para o Soldado", e o júri focou-se em propostas de soluções de geração de energia para equipamento de soldado.

Assim, "a equipa viu uma oportunidade de apresentar uma solução inovadora que poderia melhorar significativamente a eficiência energética dos uniformes militares e, assim, contribuir para o bem-estar e eficácia dos soldados em campo", acrescentaram.

O tema do concurso deste ano foi "Energia para o Soldado", e o júri focou-se em propostas de soluções de geração de energia para equipamento de soldado.

Assim, "a equipa viu uma oportunidade de apresentar uma solução inovadora que poderia melhorar significativamente a eficiência energética dos uniformes militares e, assim, contribuir para o bem-estar e eficácia dos soldados em campo", acrescentaram.

Para o futuro o grupo tem como objetivo criar um protótipo deste uniforme militar, bem como "solidificar o trabalho desenvolvido na área da Transmissão de Energia Sem fios com a oportunidade de implementar um sistema completo e agrupar tecnologias inovadoras".

O prémio, no valor de dois mil euros, vai ser entregue numa cerimónia durante o Encontro Anual de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Militares, no Instituto Universitário Militar, no dia 27 de outubro.

Na cerimónia a equipa da UA vai apresentar o "Projeto S.C.O.U.T.E." a todos os presentes.

 

Texto e foto: UA