Projeto de aluno do iBiMED ganha bolsa de investigação em oncologia.

2021-02-04 11:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) anuncia os quatro vencedores das bolsas de investigação em oncologia NRC.LPCC/CIMAGO e bolsa Dr. Rocha Alves, edição 2020/2021, que visam financiar trabalhos de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), e no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da Região Centro.

A atribuição das bolsas confere um valor individual de 9.960 euros e uma verba adicional de 5 mil euros para apoio laboratorial num total de 60 mil euros.

André Ricardo Barbosa Góis, orientado por Luísa Shepherd, no iBiMED – Institute of Biomedicine – Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro com o projeto “Understanding how physical exercise impacts lipid metabolism to modulate immunity of breast cancer patients: a lipidomics approach” é um dos vencedores nas Bolsas de Investigação em Oncologia Dr. Rocha Alves 2020/2021.

A investigação científica em oncologia é entendida pela LPCC.NRC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas.

Nesse sentido, o Núcleo Regional do Centro já apoiou, desde 2015, 18 Bolsas NRC-LPCC/CIMAGO e 4 Bolsas Dr. Rocha Alves, contribuindo nestes últimos cinco anos com mais de 275 mil euros para a investigação em oncologia.

Puderam candidatar-se às Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2020/2021 todos os investigadores de nacionalidade portuguesa licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, com um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO. À Bolsa Dr. Rocha Alves 2020/2021 puderam concorrer todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentassem um projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região centro, da zona de ação do Núcleo Regional do Centro da LPCC.