Projeto ambiental de cidadania ativa desafia escolas da região.

2020-07-06 11:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental prepara-se para trazer à região de Aveiro o projeto “Vamos Cuidar do Planeta”.

É já no próximo ano letivo com aposta nas regiões onde se encontram os seus núcleos regionais como é o caso da região de Aveiro.

Este projeto, financiado pelo Fundo EEA Grants operado, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, no âmbito do Programa “Cidadãos Ativos”, tem como objetivo geral reforçar a cultura democrática e a consciência cívica dos jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!”.

Através da articulação entre departamentos curriculares e a área da educação para a cidadania pretende-se fortalecer as capacidades de ação dos jovens em idade escolar, aumentando as suas competências de liderança e comunicação, ou influenciar as políticas públicas através do envolvimento direto dos jovens nos processos de decisão, numa perspetiva de construção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

Este projeto arrancou em abril de 2019 e decorrerá até setembro de 2021 com participação de 27 agrupamentos e um total de 32 escolas num universo de mais de 800 alunos pertencentes a 5 Centros de Formação de Associação de Escolas das regiões de Azambuja, Benavente, Santarém, Torres Novas e Tomar.

A ASPEA acredita que as escolas e professores da região de Aveiro irão aderir e a apresentação do projeto poderá acontecer ainda no mês de julho.