Professor Fernando Martins designado como patrono da Escola Básica 2,3 da Gafanha da Nazaré.

2023-03-16 15:46

Categoria: 

Concelho: 

O professor Fernando Martins foi designado como patrono da Escola Básica 2, 3 da Gafanha da Nazaré e disse à Agência ECCLESIA que esta distinção lhe traz “nova responsabilidade”.

“Lembrarem-se deste humilde servidor para uma honra tão grande é um feito, normalmente os patronos são nomeados quando morrem, quando já não têm responsabilidade no mundo dos vivos, e comigo não, sou vivo, apesar dos meus 84 anos tenho saúde e recebi com gosto a notícia mas ganho nova responsabilidade”, explica o diácono da Diocese de Aveiro.

O processo de atribuição de patrono a este estabelecimento teve origem em 2022, numa proposta conjunta apresentada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré, Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e um grupo de docentes ao Conselho Geral do Agrupamento.

A Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto detentora do edifício, “acolheu de imediato esta proposta”, que já tinha sido aprovada, por unanimidade, no Conselho Geral do Agrupamento e, por despacho do Secretário de Estado da Educação, de 15 de Fevereiro de 2023, foi, então, autorizada a atribuição de ‘patrono’ à escola. 

O Estabelecimento de Ensino passa a designar-se Escola Básica Professor Fernando Martins, realidade que para o nomeado se torna “honra”.

“Uma pessoa normal como eu não esperava isso, sempre fui comprometido em muitas coisas, colaborei com a comunidade da Gafanha, com a Diocese de Aveiro, até colaborei com a Agência ECCLESIA e com a Renascença, mas não esperava uma distinção destas”, indica. 

O professor Fernando Martins foi nomeado diácono da diocese de Aveiro, em 1988, “no primeiro grupo de diáconos permanentes ordenados”.

Não vai lá estar escrito na escola que sou diácono, mas sou-o com todo o gosto, apesar da minha colaboração agora ser muito limitada, os valores porque sempre pautei a minha vida serão falados aos alunos”.

à nova designação e homenagem o novo patrono está prevista para o dia 4 de abril, pelas 11h00, uma data para que o professor Fernando Martins “ainda não está preparado”. 

“Ainda nem pensei bem nesse dia, nem costumo usar gravata mas, nesse dia acho que até vou por uma, porque é um dia de sentimento comovente, tenho de ser realista, vejo-me assim “atirado para o mundo” que vai passar por aquela escola, seja professores, alunos e colaboradores”, afirma. 

Manuel Fernando da Rocha Martins nasceu na Gafanha da Nazaré, a 24 de novembro de 1938, e foi professor do Ensino Básico na Região de Aveiro, desempenhou um papel importante enquanto formador e dinamizador de cursos de professores, destinadas à formação de adultos e dinamização de bibliotecas. 

O seu percurso está também associado à comunicação social, destacando-se a colaboração em diversas publicações periódicas e, ainda, a colaboração com a Rádio Renascença e a Rádio Terra Nova, da qual foi membro fundador. 

Ao longo da vida, demonstrou uma estreita ligação com a Igreja Católica, tendo assumido funções em vários organismos (membro da Comissão Diocesana da Cultura, presidente da primeira delegação de Aveiro da União das Instituições de Solidariedade, entre outras). Em 1988 foi nomeado Diácono Permanente da Diocese.

Casado e pai de quatro filhos, é autor de várias publicações, livros, capítulos de livros e publicações periódicas, atualmente mantém o seu blogue “Pela Positiva”, uma “forma de ir escrevendo” e deixando as suas perspetivas da realidade.

 

 

 

 

 

Fonte: ECCLESIA